Menu Fechar

SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL
Protocolo com a Câmara Municipal de Almada para acompanhamento de  famílias residentes na União de freguesias do Laranjeiro e Feijó. Acompanhamos cerca de 554 famílias no âmbito do Rendimento Social de Inserção e 1038 famílias em Ação Social. Muitas destas famílias encontram-se em situação de pobreza e os serviços atuam tendo em vista a sua integração social/profissional.

PROGRAMA OPERACIONAL DE APOIO ÀS PESSOAS CARENCIADAS
Programa Operacional de Apoio às Pessoas Carenciadas através da distribuição de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade às pessoas mais carenciadas, bem como o desenvolvimento de medidas de acompanhamento com vista à inclusão social.

É feita a distribuição de alimentos quinzenal/mensal a cerca de 100 pessoas.

Cartaz POAPMC

UNIVERSIDADE SÉNIOR – ABRIR BONS CAMINHOS
Resposta educativa não formal que privilegia, entre outros princípios, a integração social e cultural, promovendo intensamente a partilha de experiências, hábitos, costumes e valores, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante.

PROJETO+XL E9G – PROGRAMA ESCOLHAS

Projeto social aprovado a 21 de setembro de 2023 pelo Programa Escolhas, que intervém com crianças e jovens dos 6 aos 25 anos da Freguesia do Laranjeiro e Feijó, no âmbito de duas medidas de intervenção: I – Educação, Formação e Emprego e II – Dinamização Comunitária e Cidadania. Tem como objetivo aumentar as competências socioemocionais, cognitivas, relacionais e digitais de crianças, jovens e familiares com funções parentais residentes na área de intervenção da ASDL, de forma a potenciar a igualdade de oportunidades.

O consórcio é constituído pelas seguintes entidades: Agrupamento de Centros de Saúde de Almada e Seixal, Agrupamentos de Escolas Francisco Simões, Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes, Agrupamento de Escolas Romeu Correia, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Almada e União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó.

Para além de promover a inclusão escolar, formativa e profissional através do desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas, por via da educação não formal com base numa metodologia interventiva, o Projeto aposta na descoberta das potencialidades e talentos artísticos, desportivos e técnicos dos seus jovens, impulsionadores de novos percursos e projetos de vida enquanto agentes ativos da comunidade nas diversas áreas. Assim, pretende fomentar neste território socialmente excluído, uma cultura de paz e desenvolvimento, responsável e de promoção do diálogo e coesão social.

O Programa Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001 e integrado no IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., cuja missão é promover a inclusão e integração social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social. É financiado pela transferência de receitas de impostos do Orçamento do Estado e pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento através do Programa Pessoas 2030 e Programa Algarve 2030.

Resposta educativa não formal que privilegia, entre outros princípios, a integração social e cultural, promovendo intensamente a partilha de experiências, hábitos, costumes e valores, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante.