Menu Fechar

JARDIM DE INFÂNCIA
Capacidade para 25 crianças entre os 3 e os 6 anos. Espaço onde são respeitados e valorizados os interesses das crianças, tendo como base o Modelo Pedagógico Movimento da Escola Moderna.

A sala encontra-se dividida por oficinas de trabalho – cultura alimentar, carpintaria, ciências e experiências, oficina da escrita, biblioteca, faz de conta, expressão plástica – nas quais as crianças desenvolvem as suas atividades e projetos.

RENDIMENTO SOCIAL INSERÇÃO
Protocolo com a Segurança Social para acompanhamento cerca de 450 famílias residentes na União de freguesias do Laranjeiro e Feijó. Acompanhamos mais de 600 famílias que se encontram em situação de pobreza, com vista à sua integração social/profissional.

PROGRAMA OPERACIONAL DE APOIO ÀS PESSOAS CARENCIADAS
Programa Operacional de Apoio às Pessoas Carenciadas através da distribuição de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade às pessoas mais carenciadas, bem como o desenvolvimento de medidas de acompanhamento com vista à inclusão social.

É feita a distribuição de alimentos quinzenal/mensal a 220 pessoas.

UNIVERSIDADE SÉNIOR – ABRIR BONS CAMINHOS
Resposta educativa não formal que privilegia, entre outros princípios, a integração social e cultural, promovendo intensamente a partilha de experiências, hábitos, costumes e valores, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e tolerante.

PROJETO+XL E8G – PROGRAMA ESCOLHAS

Projeto social aprovado a 16 de março de 2021 pelo Programa Escolhas (biénio 2021-2022), que intervém com crianças e jovens dos 6 aos 25 anos da Freguesia do Laranjeiro e Feijó, no âmbito de duas medidas de intervenção: I – Educação, Inclusão Digital, Formação e Qualificação e III – Dinamização Comunitária, Saúde, Participação e Cidadania. Tem como objetivo aumentar as competências socioemocionais, cognitivas, relacionais e digitais de crianças, jovens e familiares com funções parentais residentes na área de intervenção da ASDL, de forma a potenciar a igualdade de oportunidades.

O consórcio é constituído pelas seguintes entidades: Agrupamento de Centros de Saúde de Almada e Seixal, Agrupamentos de Escolas Francisco Simões, Agrupamento de Escolas Professor Ruy Luís Gomes, Agrupamento de Escolas Romeu Correia, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Almada, Sulforma, Consultoria e Gestão Empresarial, Lda e União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó.

Para além de promover a inclusão escolar, formativa e profissional através do desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas, por via da educação não formal com base numa metodologia interventiva, o Projeto aposta na descoberta das potencialidades e talentos artísticos, desportivos e técnicos dos seus jovens, impulsionadores de novos percursos e projetos de vida enquanto agentes ativos da comunidade nas diversas áreas. Assim, pretende fomentar neste território socialmente excluído, uma cultura de paz e desenvolvimento, responsável e de promoção do diálogo e coesão social.

O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.), cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social. É financiado pelo Orçamento do Estado com o cofinanciamento do Fundo Social Europeu/Portugal 2020 e Programas Operacionais Regionais de Lisboa e Algarve.